Conheça a História da Tamiya [Parte 1/2]

tamiya_151

Hoje vamos contar a história da Tamiya, uma das mais conhecidas empresas no mundo do modelismo, que é sinônimo de qualidade e está no mercado há mais de 60 anos. Esta será contada em dois posts aqui no blog, então fique ligado que em breve virá a continuação!

Este artigo faz parte do tema “Mundo & modelismo”, um quadro no blog que foca em mostrar o mundo e sua história através do olhar de modelistas. Caso queira receber mais conteúdo como este em seu e-mail, não exite em pedir, diga “Eu quero” nos comentários que enviaremos mais conteúdos pra você.

Agora fique com a história da Tamiya…

A Tamiya ganhou nome no mercado principalmente por fornecer kits que são fáceis de serem montados e com um nível de detalhamento elevado. Foi em 1946 que tudo começou, com o Japão devastado por conta da derrota do Exercito Imperial, os EUA passou a investir grande capital na Europa e na Asia, para assim ajudar na reconstrução de nações que foram vitimas do horror de uma guerra.

Foi na cidade de Shizuoka, que um senhor chamado Yoshio Tamiya, resolveu abrir uma pequena serraria. Esta se chamava Tamiya Shoji & Co. Já no ano seguinte, a empresa começou a produzir modelos educacionais como uma nova linha separada de produtos, até que, em 1953, as divisões de modelos e de serraria separaram-se definitivamente.

Logo no ano posterior, Tamiya focou-se exclusivamente na fabricação de modelos de madeira. Lançando modelos de tanque motorizado em ’55 e navios.

A partir dos anos 50, a Tamiya começou a perder espaço com a chegada  de novos modelos feitos de plástico no Japão, foi então que a empresa começou a se reinventar e a passar a fazer modelos de plástico.  Seu 1° modelo foi lançado em 1960 que foi um Encouraçado IJN Yamato 1/800.

Apesar de todo burburinho no lançamento, a Tamiya correu vários riscos financeiros, pois teve que reestruturar sua fabrica que deveria ter novas maquinas para trabalhar com o plásticos. Tentando melhorar a situação, a Tamiya recorreu a uma estratégia. Comprar modelos de plástico de um carro de corrida de uma empresa de brinquedos.

Com o estrondoso volume de vendas, a Tamiya enfim, pode respirar e pensar qual seria o próximo modelo a ser lançado. Isso teria de ser pensado arduamente, pois o novo kit deveria ser interessante e fácil de se montar, foi assim que, em 1961, a Tamiya lançou o  Pz.Kpfw.V Pantera, na escala 1/35, que era motorizado e vinha com compartimentos para bateria. Como os kits tinham um folheto com instruções claras de montagem, em pouquíssimo tempo, pela Tamiya o modelismo tornou-se uma febre entre os Japoneses.

A história continua em outro post…

About Equipe Oficina do Ralph

Equipe da Oficina do Ralph